Guia de exames Resultado Online
Blog

Juntos na busca pela saúde mental.

04/09/2023

Setembro é o mês destinado a campanha para a conscientização sobre suicídio e saúde mental. A organização Mundial de Saúde (OMS) observou a necessidade de desenvolver uma estratégia que abordasse o tema, levando conscientização e informação para todas as pessoas, possibilitando prevenir novos casos de suicídio por meio da educação e conversa aberta.

Falar sobre o Setembro Amarelo, é abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários. A campanha visa reverter essa realidade para que os aspectos psicológicos recebam sua devida importância e atenção.

Dados recentes da OMS apontam que quase um bilhão de pessoas convivem com transtornos mentais e que o suicídio foi responsável por cerca de 1 em cada 100 mortes. No Brasil, a depressão afeta mais de 18 milhões de pessoas. A prospecção da OMS é que em 2030 a doença seja a mais comum do mundo. Diante desse cenário, o diagnóstico preciso e a prescrição de medicamentos corretos se fazem cada vez mais necessários para a preservação e as melhorias da qualidade de vida dos que sofrem algum transtorno mental.

Nos últimos anos foi observado um aumento na solicitação de exames laboratoriais para auxiliar no diagnóstico e tratamento desses transtornos, exames de Farmacogenética por exemplo, são capazes de auxiliar médicos, como psiquiatras, a receitarem o medicamento mais eficaz e com o menor efeito colateral para o tratamento de depressão, psicose, ansiedade e epilepsia, relata a Biomédica do Laboratório Comin Dienifer Padilha Borges.

Por meio de uma simples coleta de sangue, o exame de Farmacogenética identifica em cada indivíduo variações presentes no genoma que podem interferir na atuação dos remédios no organismo. Há dois grupos de genes responsáveis pela resposta do medicamento. Um deles é encarregado de codificar as enzimas e os canais de recepção que atuam diretamente na eficácia da medicação. Muitos dos genes que codificam essas enzimas apresentam variações genéticas que podem apresentar diferentes níveis de resposta em pessoas diferentes, utilizando o mesmo medicamento. Com o exame, é possível obter informações sobre a metabolização dos fármacos utilizados ou daqueles que possam ser prescritos no futuro.

É importante lembrar que exames habituais da rotina como hemograma e vitaminas também são importantes para manter a saúde em dia e monitorar quando estiver suspeita de algum transtorno.

Caso esteja tendo pensamentos negativos e queira conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma iniciativa que presta à população um suporte emocional e ajuda na prevenção do suicídio. O programa atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias no número 188, pontua Dienifer.

O laboratório Comin realiza os exames de Farmacogenética e inúmeros outros exames que auxiliam os médicos no diagnóstico e tratamentos dos transtornos mentais. Entre em contato e saiba mais.

Colaboração:
Dienifer Padilha Borges
Biomédica (CRBM-5 3726)
Compartilhe:

Leia também

Confira as últimas notícias e dicas do Comin.

Bronquiolite: o que é e como prevenir.

Bronquiolite: o que é e como prevenir.

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos pulmonares que atinge principalmente os bebês menores de…

Leia mais
Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Os rins são órgãos vitais para o ser humano, já que são responsáveis por funções…

Leia mais
Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

O exame toxicológico é pouco conhecido pela população em geral, isso porque não é um…

Leia mais
Check-up anual e sua importância.

Check-up anual e sua importância.

Iniciar o ano cuidando da sua saúde é a melhor forma de autocuidado e prevenção.…

Leia mais
Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue, e pode…

Leia mais
Sífilis: tudo que você precisa saber.

Sífilis: tudo que você precisa saber.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema…

Leia mais
Trombose é silenciosa, mas a prevenção é vital.

Trombose é silenciosa, mas a prevenção é vital.

Dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Trombose, uma condição séria que…

Leia mais

Acompanhe-nos no Instagram

@laboratoriocomin

whatsapp-icon