Guia de exames Resultado Online
Blog

Sífilis: tudo que você precisa saber.

26/10/2023

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida por relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada, contato direto com sangue infectado ou da mãe para o bebe durante a gestação ou parto. Apresenta várias manifestações clínicas em diferentes estágios. O tratamento é realizado com uso de antibióticos e apesar de ser curável quando não tratada pode levar o indivíduo a morte.

A sífilis se manifesta em diferentes estágios: o estágio inicial da infecção é a fase primária em que aparece uma pequena ferida nos órgãos sexuais, que surge entre a 2ª ou 3ª semana após a infecção, na maioria das vezes contraída durante relação sexual desprotegida. A ferida é indolor, não coça, não arde e não apresenta pus, após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz.

Na fase secundária, os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial, podem surgir manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, além de febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. As manchas desaparecem em algumas semanas, independentemente de tratamento, trazendo a falsa impressão de cura.

Fase latente, é uma fase assintomática que pode ser recente, até um ano de infecção ou tardia quando acontece após um ano de infecção. Nessa fase não há sinais e sintomas da doença e tem tempo variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sintomas da fase secundária ou terciária.

A fase terciária pode surgir entre 2 e 40 anos após o início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, nesse estágio a infecção pode levar o indivíduo a morte.

Segundo a Biomédica do Laboratório Comin Dienifer Padilha Borges, uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger, fazer exames regularmente, e se a infecção for detectada, tratar da maneira correta. Os exames para detecção da infecção e acompanhamento do tratamento são realizados através de amostra de sangue e o resultado fica pronto em pouco tempo.

O tratamento de escolha é a penicilina benzatina (benzetacil), o antibiótico que até o momento, é a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da doença. Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença da mãe para o bebê.

O uso correto e regular da camisinha é a medida mais eficaz de prevenção da sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

É muito importante que os exames sejam realizados periodicamente, mesmo quando não há sinais e sintomas. O Laboratório Comin realiza todos os principais exames para diagnóstico e acompanhamento do tratamento para sífilis. Entre em contato conosco para saber mais.

Colaboração:
Dienifer Padilha Borges
Biomédica (CRBM-5 3726)
Compartilhe:

Leia também

Confira as últimas notícias e dicas do Comin.

Saiba quais exames podem auxiliar no processo da prática de exercícios físicos.

Saiba quais exames podem auxiliar no processo da prática de exercícios físicos.

O exercício físico é uma ótima opção para os indivíduos que estão procurando um estilo…

Leia mais
Maio roxo: conscientização e alerta para as doenças inflamatórias intestinais.

Maio roxo: conscientização e alerta para as doenças inflamatórias intestinais.

As doenças inflamatórias intestinais afetam cerca de 10 milhões de pessoas no mundo todo, e…

Leia mais
Bronquiolite: o que é e como prevenir.

Bronquiolite: o que é e como prevenir.

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos pulmonares que atinge principalmente os bebês menores de…

Leia mais
Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Os rins são órgãos vitais para o ser humano, já que são responsáveis por funções…

Leia mais
Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

O exame toxicológico é pouco conhecido pela população em geral, isso porque não é um…

Leia mais
Check-up anual e sua importância.

Check-up anual e sua importância.

Iniciar o ano cuidando da sua saúde é a melhor forma de autocuidado e prevenção.…

Leia mais
Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue, e pode…

Leia mais

Acompanhe-nos no Instagram

@laboratoriocomin

whatsapp-icon