Guia de exames Resultado Online
Blog

Tudo sobre hepatites virais.

08/08/2023

No dia 28 de julho, é celebrado a Luta contra Hepatites Virais, com intuito de alertar para a prevenção ao combate da hepatite, que é considerada uma doença silenciosa e perigosa, e por conta disso é considerado um grave problema para saúde pública do Brasil e do mundo. É uma infecção que atinge, principalmente, o fígado, podendo se manifestar com cansaço, febre, mal-estar, tonturas, enjoo seguido de vômito, dor abdominal, e os mais característicos: pele e olhos amarelados, porém diversas vezes pode não apresentar sintomas.

Existem cinco tipos de hepatites, sendo elas, Hepatite A, B, C, D e E. No Brasil, as mais comuns são causadas pelo vírus A, B e C, sendo que a D e E, são encontradas com menor frequência.

A hepatite A, é causada pelo vírus HAV, e a principal causa da transmissão ocorre de forma fecal-oral pelo contato sexual ou higiene pessoal, além disso, pode ter relação com alimentos ou água contaminada por baixo nível de saneamento básico da região. Os sintomas clássicos começam a aparecer por volta de 15 dias após a infecção e o diagnóstico é obtido por exame de sangue, o anti-HAV IgM, no qual identifica a presença de anticorpos na infecção inicial.

Ocasionada pelo vírus HBV, a hepatite B, é transmitida por fluidos corporais como sangue, secreções e outros. O compartilhamento de objetos pessoais e relações sexuais desprotegidas são as maiores causas da transmissão. Os sintomas são bastantes característicos da hepatite, como os indícios de infecção, febre e mal-estar, e pele e olhos amarelados. Para identificação da doença, é necessário realizar pesquisa do antígeno do HBV (HBsAg), caso o resultado seja reagente, deve-se realizar exames adicionais para confirmação de resultado.

Muito parecida com a hepatite B, a hepatite C é transmitida da mesma forma, causada pelo vírus HCV. Se manifesta de forma crônica ou aguda, e quando não tratada, pode evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado. Para o diagnóstico pode-se realizar o exame de anti-HCV, e assim como a hepatite B, é necessário realizar outros exames complementares, caso o resultado seja reagente.

A infecção da hepatite D, acontece pela associação do vírus VHD com o vírus da hepatite B, VHB, havendo contaminação simultânea ou não. Dessa forma, os meios de transmissão e sintomas são os mesmos. A identificação da doença ocorre a partir do exame sorológico de anticorpos anti-HDV.

Encontrada de forma mais rara no Brasil, a hepatite E, é causada pelo vírus HEV, e como na infecção da hepatite A, é transmitida por meio fecal-oral, baixo saneamento básico e falta de higiene pessoal. O diagnóstico sorológico pode ser realizado por meio da pesquisa de anticorpos IgM anti-HEV utilizada para identificar a infecção recente.

Para Biomédica do Laboratório Biolabor Rafaela, é importante salientar que para as hepatites A, B e D, existem vacinas, e o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza tratamento para todas as hepatites, porém os cuidados e prevenção não podem ser descartados, pois, além de ser silenciosa, pode trazer alguns malefícios para a saúde. Por isso, é de extrema importância que nos check-ups anuais, os exames de hepatite estejam inclusos. A identificação da doença em seu estágio inicial facilita o tratamento, salienta Rafaela.

O laboratório Biolabor realiza todos os exames para identificação dos vírus das hepatites virais. Entre em contato para saber mais.

Colaboração:
Rafaela Nonnenmacher de Andara
Biomédica (CRBM-5 7626)
Compartilhe:

Leia também

Confira as últimas notícias e dicas do Comin.

Saiba quais exames podem auxiliar no processo da prática de exercícios físicos.

Saiba quais exames podem auxiliar no processo da prática de exercícios físicos.

O exercício físico é uma ótima opção para os indivíduos que estão procurando um estilo…

Leia mais
Maio roxo: conscientização e alerta para as doenças inflamatórias intestinais.

Maio roxo: conscientização e alerta para as doenças inflamatórias intestinais.

As doenças inflamatórias intestinais afetam cerca de 10 milhões de pessoas no mundo todo, e…

Leia mais
Bronquiolite: o que é e como prevenir.

Bronquiolite: o que é e como prevenir.

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos pulmonares que atinge principalmente os bebês menores de…

Leia mais
Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Saiba como identificar se seus rins estão saudáveis.

Os rins são órgãos vitais para o ser humano, já que são responsáveis por funções…

Leia mais
Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

Você sabe para que serve o exame toxicológico em pelo e cabelo?

O exame toxicológico é pouco conhecido pela população em geral, isso porque não é um…

Leia mais
Check-up anual e sua importância.

Check-up anual e sua importância.

Iniciar o ano cuidando da sua saúde é a melhor forma de autocuidado e prevenção.…

Leia mais
Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Importância do exame de Hemoglobina Glicosilada.

Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue, e pode…

Leia mais

Acompanhe-nos no Instagram

@laboratoriocomin

whatsapp-icon